Os fundos imobiliários, nos termos da Instrução CVM 472, devem prestar obrigatoriamente informações através do Relatório Semestral, que deverá ser divulgado em até 60 dias contados do encerramento do período, e por meio de Relatório Anual, que deverá ser divulgado em até 90 dias contados do final do exercício social.

Em complemento aos relatórios periódicos exigidos pela regulamentação, o fundo busca divulgar informações adicionais por meio de diversos meios de comunicação, inclusão do maior grau possível de informações facultativas em seus relatórios e um canal facilitador direto da instituição com o investidor, através do RI.Sempre observamos que a divulgação de tais informações deve ocorrer de forma equânime para os cotistas, de forma a não prejudicar a estratégia do fundo, bem como a rentabilidade pretendida.

Por se tratar de um fundo de investimento negociado na B3 (BM&FBovespa), as aquisições das cotas deste fundo de investimento imobiliário devem ser feitas através de uma corretora de valores autorizada a negociar na B3, portanto é necessário que mantenha uma conta aberta em uma dessas.

No sistema de home broker da corretora você pode obter o preço da cota digitando o código RMAI11, assim como  ocorre no mercado de ações.

O processo de venda das cotas, junto ao mercado secundário, acontece da mesma forma que o processo de compra, sendo necessário acessar o home broker da corretora na qual está a custódia do ativo e emitir a ordem de venda pelo preço e quantidade desejados.

Caso as cotas do fundo ainda não tenham sido transferidas para uma corretora, é necessário efetuar a transferência das mesmas, através do preenchimento da Ordem de Transferência de Ativo.

Os fundos imobiliários, nos termos da Instrução CVM 472, devem prestar obrigatoriamente informações através do Relatório Semestral, que deverá ser divulgado em até 60 dias contados do encerramento do período, e por meio de Relatório Anual, que deverá ser divulgado em até 90 dias contados do final do exercício social. Em complemento aos relatórios periódicos exigidos pela regulamentação, o fundo busca divulgar informações adicionais por meio de diversos meios de comunicação, inclusão do maior grau possível de informações facultativas em seus relatórios e um canal facilitador direto da instituição com o investidor, através do RI.Sempre observamos que a divulgação de tais informações deve ocorrer de forma equânime para os cotistas, de forma a não prejudicar a estratégia do fundo, bem como a rentabilidade pretendida.

Todas as informações podem ser encontradas em:

1. Site do Fundo
Endereço: http://www.reagrenda.com.br

2. Site do Administrador  – REAG DTVM
Acesse: Fundos de Investimento > Reag Multi Ativos Imobiliários

3. Site da B3
Endereço: http://www.bmfbovespa.com.br
Acesse: Listagem > Fundos Imobiliários > Reag Multi Ativos Imobiliários – FII > Comunicados e Outros Documentos

4. Site da CVM 
Endereço: http://cvm.gov.br/
Acesse: Fundos > Consulta a Informações de Fundos > Fundos de Investimento Registrados > Consulta Consolidada de Fundo (Nome ou CNPJ do Fundo / Escolha o Tipo de Fundo: FDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO).

Os dados cadastrais utilizados pelo administrador/gestor para envio de correspondência aos cotistas é informado pela bolsa de valores (B3) ao escriturador do fundo. Tais dados são informados à B3 pela a instituição financeira que intermedia as aquisições das cotas de fundos pelo cotistas. No caso das cotas adquiridas via emissão primária do Fundo, o escriturador já possui essas informações cadastrais.

Dessa forma, qualquer alteração ou correção de dados cadastrais deve ser solicitada pelo cotista à instituição financeira que intermedia as aquisições das cotas do fundo pelo cotistas.

É de responsabilidade da corretora que intermediou a aquisição das cotas do fundo fornecer aos cotistas extratos de posição/movimentação neste ativo.No caso das cotas adquiridas via emissão primária a responsabilidade de envio do extrato é do administrador do fundo.

Mensalmente, os cotistas do fundo devem receber o extrato da sua aplicação contendo, entre outras informações, o saldo e valor das cotas no início e no final do período e a movimentação ocorrida ao longo do mesmo, além da rentabilidade do fundo auferida entre o último dia útil do mês anterior e o último dia útil do mês de referência do extrato.

O informe de rendimentos relativo ao ano-calendário é enviado para o endereço físico dos cotistas até o último dia útil do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente, e fornecido em uma única via.

O informe de rendimentos é de responsabilidade do administrador do fundo, neste caso a REAG DTVM, caso o cotista não tenha recebido o Informe de Rendimentos ou o Extrato Semestral de Fundos Imobiliários, deverá nos contatar pelo e-mail [email protected] e solicitar a segunda via do documento ou instruções para a obtenção desse.

O informe de rendimentos poderá ser disponibilizado via Internet ou por meio de outros meios eletrônicos pelas instituições que tenham esta ferramenta, nos termos da Instrução Normativa SRF nº 69.

A instituição financeira responsável pela escrituração do fundo de investimento pode enviar segunda via aos cotistas que não receberam em seus endereços informados na B3. A solicitação pode ser feita por e-mail ao administrador do fundo, desde que o cotista informe o i – nome completo, ii – CPF, iii – o nome do fundo de investimento e iv – o endereço onde deveria ter recebido, para que seja possível checar se o endereço informado pela B3 é o mesmo.

O administrador do fundo de investimento não está autorizado a enviar a segunda via do informe de rendimentos diretamente.

O informe de rendimentos também poderá ser enviado para outro destinatário ou endereço diverso do cadastrado na B3, contanto que haja uma procuração enviada pela empresa gestora do cadastro do cotista com a assinatura do cotista com a firma reconhecida.

O valor patrimonial é o valor obtido a partir da divisão do valor do patrimônio líquido do fundo pelo número total de cotas.

Já o valor de cotação é o valor determinado pelo mercado, sem qualquer interferência do administrador ou do gestor. O valor de mercado da cota, por ser livremente determinado pelas circunstâncias do mercado, não possui relação direta com o valor patrimonial das cotas.

Na primeira emissão de cotas de um fundo, normalmente há desconto das despesas iniciais de constituição do fundo logo no início, isso faz com que o valor patrimonial da cota seja menor que o valor de emissão da cota, mas, ao longo da vida do fundo, com a valorização dos ativos, a cota tende a valorizar-se e atingir um equilíbrio.

É possível ter acesso a cotação atualizada do fundo junto ao sistema de home broker disponibilizado pela corretora na qual está custodiado o ativo, ou pelo próprio site do fundo em sua página inicial: www.reagrenda.com.br